Logotipo
ImagemD

Querida Família, Saudações!

Uma das coisas valiosas e lindas que atraem, na Igreja, são os encontros de grupos que se reúnem em torno da Palavra de Deus. A pandemia do coronavírus, por ora, impede que estes encontros se realizem presencialmente. Por isso, estamos propondo que os encontros, nesta segunda metade do ano de 2020, sejam feitos em família. Para cada semana um pequeno roteiro será disponibilizado no site da diocese.

Como proceder?

1. Preparar o espaço de oração na casa com a Bíblia, uma vela acesa, um crucifixo ou imagem de Jesus, flores etc.

2. Acesse o texto da semana que encontra-se no Menu Principal ( topo direito da tela). Você pode acompanhar on-line pelo celular ou se preferir, faça o download ( acima de cada título do encontro) e imprima uma cópia para cada membro da sua família.

3. Reunir a família no dia da semana e horário mais favorável e colocar-se em oração, com o apoio do roteiro disponibilizado pela Igreja Diocesana.

4. Definir quem será: Dirigente (D), Leitor 1 (L1), Leitor 2 (L2). Na letra T todos rezam ou cantam juntos.

Seja abençoada esta família que reza unida.
Download

Na Bênção da Trindade Santa

Semana de 1 a 7
Junho 2020

Saudação

D: No domingo, dia 07 de junho, a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, mistério central de nossa fé e da vida cristã. Cremos num Deus que é Pai, e Filho e Espírito Santo. Sob sua proteção colocamos nossa família. Em seu nome, vamos colocar-nos em oração.

T: (Fazer o sinal da cruz cantando) Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Estamos aqui.

D: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco. (2 Coríntios 13,13)

T: Amém, Senhor!

L1: Essa saudação é trinitária porque cita cada uma das três Pessoas Divinas: Jesus, o Pai e o Espírito Santo. Está no final da segunda leitura do domingo da Santíssima Trindade. O Apóstolo mostra um forte desejo de que nossa família se plenifique da graça da salvação que Cristo nos trouxe. A salvação de Jesus revela o amor de Deus, com quem agradecidos, no Espírito, devemos permanecer em comunhão, unidos, confiantes e obedientes.

T: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Escuta da Palavra

D: O Evangelho do Domingo da Santíssima Trindade fala do amor de Deus por toda a humanidade. Vamos ouvir.

L2: (Lê da Bíblia Jo 3, 16-18).

Para refletir:
- Por que Jesus é a revelação mais clara do amor de Deus pela humanidade?
- Por que quem acredita em Jesus terá a salvação?

Em Oração

D: A Santíssima Trindade é comunhão de Três Pessoas Divinas, é Comunidade, é comunicação.

L1: Da comunhão entre as pessoas da Santíssima Trindade aprendemos que é importante saber conviver. Conviver em harmonia. Conviver respeitando. Conviver aceitando o outro como é. Conviver sabendo cuidar um do outro e perdoar quando necessário.

T: Perdão, Senhor, pelas vezes que, em nossa família, a convivência foi marcada por desentendimentos e falta de cooperação.

L2: Entendendo a Trindade Santa como Comunidade, compreendemos que como cristãos pertencemos a uma comunidade de fé. Devemos superar o egoísmo, o individualismo, o isolamento. Quando passar a pandemia teremos muito a contribuir com a nossa comunidade.

T: Perdão, Senhor, pelas vezes que nossa família não esteve aberta à participação comunitária.

L1: A perfeita comunicação da Trindade nos ensina o valor do diálogo, do respeito ao outro, do doar-se no amor.

T: Perdão, Senhor, pelas vezes que fomos um cofre fechado, não abrindo-nos ao diálogo e à partilha de nossos sentimentos.

Canto:
Vosso coração de Pai sabe perdoar.
Vosso coração de Filho sabe perdoar.
Vosso coração de Deus Consolador sabe perdoar, sabe perdoar.

D: Vamos rezar e meditar um pouco mais. Rezemos na intenção de nossa família e de todos que estão sofrendo por causa da pandemia do coronavírus e por outras doenças. Sejamos solidários em nossas orações pois Deus é Caridade e está conosco.

L2: “Vocês foram escolhidos de acordo com a presciência de Deus Pai e através da santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo, e serem purificados pelo seu sangue”. (1 Pedro 1,2)

T: Pai Nosso...

L1: Quem nos fortalece juntamente com vocês em Cristo e nos dá a unção é Deus. Deus nos marcou com um selo e colocou em nossos corações a garantia do Espírito. (2 Coríntios 1, 21-22)

T: Ave Maria...

L2: “Há um só corpo e um só Espírito... um só Senhor, uma só fé, um só batismo... um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos”. (Efésios 4,4-6)

T: Ave Maria...

L1: “O Consolador que eu enviarei para vocês de junto do Pai é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando Ele vier dará testemunho de mim. Vocês também darão testemunho de mim, porque vocês estão comigo desde o começo”. (João 15,26-27)

T: Ave Maria...

L2: Portanto vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês”. (Mateus 28,19-20a)

T: Glória ao Pai...

Bênção

D: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco (2 Coríntios 13,13).

T: Amém!

D: Que Deus derrame sobre nós e nossa casa a sua divina bênção:

T: Em nome do Pai...

Compartilhe:

Download

Eucaristia, Fonte da Vida Cristã

Semana de 8 a 14
Junho 2020

Saudação

D: Nesta semana a Igreja celebra a Festa de Corpus Christi. O Cristo Jesus presente no pão consagrado recebe uma homenagem especial. Este é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento pode sair em procissão pelas ruas. Vamos rezar hoje em família e refletir sobre a Eucaristia.

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

D: Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

T: Amém, Senhor!

L1: A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. Poder participar da Missa ou da Celebração da Palavra e receber a Eucaristia é uma grande graça.

T: (Canto) É bom estamos juntos, / à mesa do Senhor; / e unidos na alegria, / partir o pão do amor. / Refrão: Na vida caminha / quem come deste pão. / Não anda sozinho, / quem vive em comunhão.

Escuta da Palavra

D: A Eucaristia foi instituída por Jesus, durante uma ceia com os apóstolos, pouco antes de morrer. Antes disso, Jesus ensinou que significado da Eucaristia que iria nos deixar. Vamos ouvir:

L2: (Lê João 6,51-58).

Para refletir:
- Jesus se apresenta como o pão vivo descido do céu. E afirma: quem come deste pão viverá para sempre. Que valor estamos dando à santa missa e à sagrada comunhão eucarística?

Em Oração

D: A Eucaristia é a presença de Jesus sob a aparência do pão e do vinho. Comungar ou receber Jesus presente na Eucaristia é transformar-se n'Ele para frutificar a caridade, o amor fraterno. Com os santos vamos rezar e refletir:

L1: “Não é para ficar numa âmbula de ouro, que Jesus desce cada dia do céu, mas para encontrar um outro céu, o do nosso interior, onde ele encontra as suas delícias”. (Santa Teresinha do Menino Jesus)

T: Pai Nosso...

L1: “Cada Hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano”. (São João Maria Vianey)

T: Ave Maria...

L1: “A Eucaristia dá-nos uma grande inclinação para a virtude, uma grande paz e torna mais fácil o caminho para a santificação”. (São João Crisóstomo)

T: Ave Maria...

L1: “Não somos nós que transformamos Jesus Cristo em nós, como fazemos com os outros alimentos que tomamos, mas é Jesus Cristo que nos transforma Nele”. (Santo Agostinho)

T: Ave Maria...

L2: “A Eucaristia é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia”. (Santo Agostinho)

T: Glória ao Pai...

D: Neste tempo de restrições por causa da pandemia do coronavírus, quase não estamos podendo nos encontrar e participar da Santa Missa, mas podemos cultivar nosso grande amor a Jesus que deu a vida para nos salvar. Declaremos o amor de nossa família a Jesus:

T: Jesus, eu Vos amo em meio a toda escuridão.
Jesus, eu Vos amo em meio a todas as dores.
Jesus, eu Vos amo em meio a toda tristeza.
Jesus, eu Vos amo em meio a toda incerteza.
Jesus, eu Vos amo em meio a toda tentação.
Jesus eu vos amo quando tudo vai bem, mas também nas contrariedades.
Jesus, eu Vos amo por toda minha vida, e por toda a eternidade. Amém!

Bênção

D: Que a nossa caminhada seja pautada pela luz da fé que nos coloca sempre a caminho, que nos faz viver em comunhão, que nos coloca em favor dos irmãos.

T: Amém!

D: Que Deus derrame sobre nós e nossa casa a sua divina bênção:

T: Em nome do Pai...

Compartilhe:

Download

Coração Cheio de Amor

Semana de 15 a 21
Junho 2020

Saudação

D: Nesta semana de junho, dia 19, a Igreja celebra a solenidade ao Sagrado Coração de Jesus. Juntos com toda a Igreja, vamos nos colocar diante do amor misericordioso de Jesus e rogar-lhe as bênçãos sobre nós.

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

D: Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

T: Amém, Senhor!

D: A devoção ao Sagrado Coração de Jesus faz ressoar o próprio pedido que Jesus dirigiu a nós: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e achareis paz para as vossas vidas”. (Mt 11, 29)

T: Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

D: A própria imagem do Sagrado Coração de Jesus transmite a grande mensagem: “Ele que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (Jo 13, 1b)

T: Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

D: A solenidade do Sagrado Coração de Jesus ainda aponta-nos para o divino jeito de Jesus agir na terra, conforme nos atesta são Pedro: “Jesus andou por toda a parte fazendo o bem...”. (At 10,38b)

T: Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Canto:
Meu coração é para ti, Senhor! / Meu coração é para ti! (2x)
Porque tu me deste a vida! / Porque tu me deste o existir! / Porque tu me deste o carinho! / Me deste o amor!

Escuta da Palavra

D: No Evangelho que a Igreja proclama na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dois belos ensinamentos podem ser facilmente percebidos: a amorosa preferência de Deus pelos mais humildes e a disposição de Jesus em aliviar o sofrimento de quem confia nele. Vamos ler este texto em nossa Bíblia.

L2: (Lê Mateus 11,25-30).

Para refletir:
- “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos”. Que significado tem este convite de Jesus para a nossa família, neste tempo de dificuldade que estamos vivendo?

Em Oração

D: Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai. Seu Sagrado Coração irradia a Divina Misericórdia, ou seja, em Cristo Jesus, podemos conhecer a grandeza da misericórdia de Deus pela humanidade.

L1: Da contemplação de Jesus, em seu amável coração, brota em nós a espiritualidade da ternura, do afeto e do cuidado.

D: São Paulo escreveu um Hino ao Amor. Está no Capítulo 13 da Primeira Carta aos Coríntios.

L1: Trazendo presente este texto, vamos rezar a Dezena da Misericórdia e meditar:

D: Pai Nosso...

T: O Pão Nosso...

L1: O amor é benfazejo.

L2: Boa é a pessoa que mostra bondade nas ações, faz o bem, beneficia e promove os outros.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor não é invejoso.

L2: Inveja é uma tristeza pelo bem alheio. Quem ama se posiciona contra a injustiça que desgraça a vida de tantos.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor não é arrogante.

L2: Quem ama não se engrandece diante dos outros; é humilde. No amor não há domínio de uns sobre os outros.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor não é vergonhoso.

L2: O amor não age rudemente, não se mostra duro no trato. Detesta fazer que os outros sofram.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor não é interesseiro.

L2: O amor não procura o próprio interesse, mas o bem dos outros.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor perdoa sempre.

L2: As tensões e os conflitos agridem de forma violenta e, à vezes, mortalmente, a comunhão. Só o amor apaga o ressentimento e perdoa a fraqueza alheia.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor não se alegra com a injustiça; fica alegre com a verdade.

L2: Quem ama fica alegre em poder fazer o bem ao outro e se alegra com suas conquistas.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor desculpa tudo.

L2: Convive-se diariamente com a imperfeição. Quem ama, não julga; desculpa e guarda silêncio perante os limites da pessoa amada.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor crê tudo.

L2: O amor confia, não controla, não domina. Quem ama não precisa fingir “ser o que não é”.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor espera tudo.

L2: É a esperança de quem sabe que o outro pode mudar, pois toda pessoa, com todas as fraquezas, é chamada à santidade.

D: Ave Maria...

T: Santa Maria...

L1: O amor suporta tudo.

L2: O amor suporta, com espírito positivo, todas as contrariedades. O ideal cristão, precisamente na família, é o amor que, apesar de tudo, não desiste.

D: Glória ao Pai...

T: Assim como era...

Bênção

D: Velai, Senhor Jesus, pela nossa família e abençoai a nossa casa.

T: Amém!

D: Dai-nos Paz, espírito de fé e muita esperança para enfrentar, com serenidade, os desafios e as lutas do cotidiano.

T: Amém!

D: Que o verdadeiro amor se faça presente, dia e noite, a cada instante, em nossos lares, em nossa comunidade, no coração de cada um de nós.

T: Amém!

D: Derramai, Deus de Bondade, sobre nós e nossa casa vossa divina bênção:

T: Em nome do Pai...

Canto:
/: Eu confio em Nosso Senhor / com fé, esperança e amor. :/
A meu Deus fiel sempre serei. / Eu confio em Nosso Senhor. / Seus preceitos, ó sim, cumprirei, / com fé, esperança e amor.

Compartilhe:

Download

Pastor do Rebanho

Semana de 22 a 28
Junho 2020

Saudação

D: No último domingo deste mês de junho, a Igreja celebra a Festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e a Igreja reza pelo papa. Por isso, aqui em casa, também vamos rezar hoje na intenção do papa Francisco para que seja forte na fé e conduza com fidelidade e santidade o grande rebanho que Deus lhe confiou.

T: Em nome do Pai...

D: Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

T: Amém, Senhor!

D: Oremos:

T: Deus, Pai de Misericórdia, concedei os auxílios necessários ao vosso servo, o Papa Francisco, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor e guia. Amém!

Escuta da Palavra

D: No domingo em que a Igreja celebra o Dia do Papa, no Evangelho proclamado nas celebrações, há uma pergunta que Jesus faz aos seus discípulos. A pergunta é: “quem vocês dizem que eu sou”? A missão que Jesus confiou a Pedro foi decorrente da resposta dada. Vamos ler, na Bíblia, este texto.

L2: (Lê Mateus 16, 13-19).

Para refletir:
- A resposta que o apóstolo Pedro deu a Jesus brotou de sua fé verdadeira. Jesus definiu esta fé como pedra, fundamento da Igreja. Entregou-lhe, então, as chaves para abrir as portas e acolher, para transmitir os ensinamentos sagrados com sabedoria, para perdoar e religar. De que forma também nós podemos contribuir com esta missão confiada por Jesus?

Em Oração

D: O papa é o sucessor do Apóstolo São Pedro, que recebeu de Jesus a missão de governar a Igreja com espírito acolhedor, com sabedoria e coração misericordioso.

L1: Tem, por isso, o papa, a missão de ajudar os fiéis a seguirem o caminho da salvação, sem trilharem as sendas da desordem, da indiferença, das maldades.

T: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

L2: O papa também tem a missão de ajudar as pessoas a viverem, neste mundo, uma vida feliz. Por isso sua grande preocupação com os pobres, com as pessoas idosas, com as vítimas das injustiças, com o cuidado da Casa Comum.

T: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

L1: Sua missão também é manter a Unidade da Igreja. Ele é a rocha da unidade. É o primeiro defensor da “sã doutrina da fé”.

T: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

D: Rezemos a Deus para que dê ao Papa Francisco sabedoria para conduzir a Igreja segundo o Evangelho e para que tenha coragem para lidar com os desafios do mundo atual.

T: Deus de Bondade, abençoai o Papa e toda a Igreja. Pai Nosso...

D: Rezemos a Deus para que conceda sempre ao nosso Papa, fortaleza nas dificuldades, suficiente luz nas incertezas, conforto nas horas de solidão e otimismo em todas as circunstâncias.

T: Deus de Bondade, abençoai o Papa e toda a Igreja. Pai Nosso...

D: Rezemos a Deus para que lhe dê a simplicidade de um pai amigo e amoroso, e seu exemplo desperte em cada pessoa, sincero desejo de maior comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs.

T: Deus de Bondade, abençoai o Papa e toda a Igreja. Pai Nosso...

Bênção

D: Hoje, a grande dor do Papa é com as vítimas da pandemia do coronavírus. Com o papa, supliquemos a ajuda de Nossa Senhora.

D: À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus.

T: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

D: Ó Virgem gloriosa e bendita, livrai-nos de todos os perigos.

T: Santa Mãe, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma.

D: Sustentai aqueles que estão angustiados por terem pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio.

T: Santa Mãe, infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.

D: Alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz.

T: Santa Mãe, consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos e filhas atribulados e intercedei junto a Deus para que intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

D: Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

T: Amém.

D: Que Deus derrame sobre nós e o sobre o mundo inteiro a sua divina bênção:

T: Em nome do Pai...

Canto:
/: Dai-nos a bênção, / ó Mãe querida / Nossa Senhora Aparecida :/
Sob esse manto/ do azul do céu / Guardai-nos sempre/ no amor de Deus. (2x)

Compartilhe:

Fale conosco

Rua Senador Richard, 90 | Centro

88.701-220 | Tubarão | SC

portaldiocesetb@gmail.com

(48) 3622-1504

Logotipo
© Copyright 2020. Todos os diretos reservados. Vetamos a reprodução de qualquer conteúdo do site sem autorização prévia.