Logotipo
ImagemD

Querida Família, Saudações!

Uma das coisas valiosas e lindas que atraem, na Igreja, são os encontros de grupos que se reúnem em torno da Palavra de Deus. A pandemia do coronavírus, por ora, impede que estes encontros se realizem presencialmente. Por isso, estamos propondo que os encontros, nesta segunda metade do ano de 2020, sejam feitos em família. Para cada semana um pequeno roteiro será disponibilizado no site da diocese.

Como proceder?

1. Preparar o espaço de oração na casa com a Bíblia, uma vela acesa, um crucifixo ou imagem de Jesus, flores etc.

2. Acesse o texto da semana que se encontra no Menu Principal ( topo direito da tela). Você pode acompanhar on-line pelo celular ou, se preferir, faça o download ( acima de cada título do encontro) e imprima uma cópia para cada membro da sua família.

3. Reunir a família no dia da semana e horário mais favorável e colocar-se em oração, com o apoio do roteiro disponibilizado pela Igreja Diocesana.

4. Definir quem será: Dirigente (D), Leitor 1 (L1), Leitor 2 (L2) e Leitor 3 (L3). Na letra T todos rezam ou cantam juntos.

Seja abençoada esta família que reza unida.
Download

A VIDA É MISSÃO

Semana de 5/10 a 11/10
Outubro 2020

Saudação

D: Para que haja uma boa convivência na família, é necessário que haja boa comunicação entre todos. É preciso dialogar. Saber falar e saber ouvir. Também com Deus, é preciso que haja uma boa comunicação. Quando uma família reza, está dialogando com Deus e fortalecendo a boa convivência em casa. Coloquemo-nos diante de Deus.

T: Em nome do Pai...

D: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco (2 Coríntios 13,13).

T: Amém, Senhor!

D: Já estamos no mês de outubro. É o Mês Missionário e Mês do Rosário. O tema do Mês Missionário é “A Vida é Missão”. Quer dizer que todos somos ou podemos ser cooperadores da obra Missionária. Podemos nós também responder a Deus, como fez o profeta Isaías, prontificando-nos: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

L1: No caminho, encontraremos realidades de dor que precisarão de nossa ternura e bondade, e encontraremos o belo que poderemos contemplar e com as belezas nos encantar, como fazia São Francisco de Assis.

T: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, / fonte transbordante da missão, / ajuda-nos a compreender que a vida é missão, / dom e compromisso. / Maria, nossa intercessora / ajude-nos a sermos testemunhas proféticas do Evangelho. / Eis-me aqui, Senhor, envia-me. Amém!

Escuta da Palavra

D: Deus sempre contou com a colaboração humana para que seu Plano de Salvação se realizasse. Os profetas cumprem importante missão ao encorajar o povo a se manter fiel a Deus. Não era missão fácil, pois os opositores ao projeto de Deus sempre foram muito fortes. Isaías é um destes profetas que deu seu sim a Deus num momento muito difícil. Vamos ouvir o que a Bíblia diz:

L1: (Ler Isaías 6,5-8).

Para refletir:
- Isaías contempla a santidade de Deus e se dá conta do quanto a humanidade anda distanciada do Deus Santo. Ele próprio se sente impuro e não tem certeza se conseguirá combater a corrupção que toma conta dos corações das pessoas, a moral que se perverte, o direito que é falsificado, a injustiça que se multiplica. O que foi que levou Isaías a encorajar-se para a missão, dando seu sim a Deus?

Em Oração

D: Nossa família está, neste momento, em oração. Estamos sintonizados com Deus. Neste espírito de confiança e fé, façamos nossas preces.

L1: Abençoai, Senhor, nossa família, para que em nosso lar não falte a humildade e nem mesmo a esperança de que dias melhores virão.

T: Senhor, ouvi a nossa prece e abençoai-nos.

L2: Abençoai, Senhor, nosso trabalho, para que tenhamos o pão de cada dia e para que tomemos as decisões necessárias com sabedoria para superar os conflitos e as dificuldades da jornada.

T: Senhor, ouvi a nossa prece e abençoai-nos.

L1: Abençoai, Senhor, a humanidade, para que beba da fonte do vosso amor e, livre da ganância, seja solícita em servir, cuidar, perdoar e obedecer aos vossos ensinamentos.

T: Senhor, ouvi a nossa prece e abençoai-nos.

L2: Abençoai, Senhor, a nossa Igreja, para que nós, seus membros, sigamos o caminho missionário com a alegre decisão de testemunhar o evangelho e anunciar Jesus.

T: Senhor, ouvi a nossa prece e abençoai-nos.

D: O mundo é grande. Está dividido em continentes. Cada continente tem seus próprios desafios e há muito a ser feito para que as pessoas conheçam Jesus Cristo e seu Evangelho. Neste mês missionário e mariano, vamos ser “peregrinos do amor” com Maria. Vamos “caminhar” pelo mundo, passar pelos continentes e ter presente, em nossa oração, todos os povos da Terra que desejam a salvação e as pessoas que anunciam Jesus Cristo.

L1: Hoje, vamos rezar pelo povo do continente africano. É a terra mãe dos negros, e mãe de nossos antepassados irmãos brasileiros que foram escravizados. O povo da África está sofrendo muito pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos.

L2: A Igreja africana é jovem, dinâmica, cheia de vitalidade e de grandes esperanças para o futuro, apesar dos conflitos e contradições ali existentes. A Igreja coloca na África as suas esperanças devido ao entusiasmo com o qual suas populações acolhem a mensagem do Evangelho. Rezemos a primeira dezena do Terço Missionário pelo povo da África.

L2: Pai Nosso...

T: O pão nosso...

L1: Ave Maria... (10x)

T: Santa Maria (10x)

L2: Glória ao Pai...

T: Assim como era...

Canto:
O Senhor me chamou a trabalhar, / a messe é grande a ceifar. / A ceifar o Senhor me chamou. / Senhor, aqui estou! / Refrão: Vai trabalhar pelo mundo afora, / eu estarei até o fim contigo. / Está na hora, o Senhor me chamou. / Senhor, aqui estou!

Bênção

D: Deus todo poderoso, abençoai-nos e infundi em nós a sabedoria da salvação.

T: Amém!

D: Alimentai-nos sempre com os ensinamentos da fé e tornai-nos inteligentes na prática das boas obras.

T: Amém!

D: Orientai nossos passos no caminho missionário e acolhei a generosidade da missão.

T: Amém!

D: Abençoe-nos o Deus todo poderoso.

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Compartilhe:

Download

A FAMÍLIA É MISSÃO

Semana de 12/10 a 18/10
Outubro 2020

Saudação

D: Quando a família é “terra boa”, a Palavra de Deus é acolhida, vivenciada e transmitida. Assim, os ensinamentos de Deus são conhecidos e praticados, a fé é fortalecida, e a família se torna sujeito da ação missionária. Coloquemo-nos diante de Deus.

T: Em nome do Pai...

D: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco (2 Coríntios 13,13).

T: Amém, Senhor!

D: Mês de outubro é Mês Missionário e Mês do Rosário. Como o profeta Isaías se apresentou a Deus dizendo “Eis-me aqui, envia-me”, e Maria respondeu ao Anjo, mensageiro de Deus, “Eis-me aqui, Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra”, assim faz a família quando acolhe Jesus, segue Jesus e anuncia Jesus.

L1: O Papa Francisco disse: “Deus quer que cada família seja um farol que irradia a alegria do seu amor pelo mundo. Quer que a família que tenha encontrado o amor de Deus, o manifeste através de pequenos gestos de bondade na vida rotineira de cada dia e nos momentos mais simples da jornada. Isto é santidade”.

T: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, / fonte transbordante da missão, / ajuda-nos a compreender que a vida é missão, / dom e compromisso. / Maria, nossa intercessora / ajude-nos a sermos testemunhas proféticas do Evangelho. / Eis-me aqui, Senhor, envia-me. Amém!

Escuta da Palavra

D: O Apóstolo São Paulo tornou-se amigo de Timóteo na missão. Agora, na prisão, tem uma convicção consigo: “se morrer, poderei contar com Timóteo na continuidade do trabalho porque sua família lhe transmitiu sólido ensinamento”. Vamos ouvir o que a Bíblia diz:

L1: (Ler 2 Timóteo 1,5-9).

Para refletir:
- Paulo está preso em Roma quando escreve a Timóteo, a quem conheceu na missão. No seio de uma família cristã, Timóteo recebeu uma firme educação na fé. Particularmente de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide. Para animar Timóteo na fé, Paulo recorda-lhe o exemplo recebido da família e o convida a reavir a fé e a anunciar Jesus com coragem. Que ensinamentos podemos extrair, deste fato narrado na Bíblia, para a nossa família cristã?

Em Oração

D: A família é missão. A família tem a grande missão de deixar o mundo melhor. De torná-lo mais fraterno e, portanto, mais divino. Façamos a Deus, nossas preces:

L2: Senhor, abençoai nossas famílias com a alegria do amor.

T: Fazei-nos pacientes e bondosos, amáveis e generosos, acolhedores daqueles que têm necessidade. Ajudai-nos a viver seu perdão e sua paz.

L1: Protegei, Senhor, todas as famílias com seu cuidado amoroso.

T: Aumentai a nossa fé, fortalecei nossa esperança, protegei-nos com vosso amor. Fazei que sejamos sempre agradecidos pelo dom da vida e pela família que amamos.

D: “Peregrinos do amor” com Maria, em nossa intenção missionária, vamos rezar, hoje, pelas Américas.

L2: O Continente Americano é a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Terra de muitos mártires.

L1: É o continente com o maior número de católicos do mundo. Todavia são enormes as desigualdades sociais em seus países. Faz-se urgente a ação missionária e profética da Igreja, no anúncio da justiça e da solidariedade.

D: Rezando uma dezena do Terço Missionário na intenção do continente americano, peçamos a Maria que ajude a Igreja a encontrar formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que o Evangelho se torne fonte de mais justiça social:

L1: Pai Nosso...

T: O pão nosso...

L2: Ave Maria... (10x)

T: Santa Maria (10x)

L1: Glória ao Pai...

T: Assim como era...

Canto:
Vai, vai, missionário do Senhor. / Vai trabalhar na messe com ardor. / Cristo também chegou para anunciar. / Não tenhas medo de evangelizar. / 1. Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus / à América Latina e aos sofridos povos seus / Que passam fome, labutam, se condoem. / Mas acreditam na libertação.

Bênção

D: Deus todo poderoso, abençoai-nos e infundi em nós a sabedoria da salvação.

T: Amém!

D: Alimentai-nos sempre com os ensinamentos da fé e tornai-nos inteligentes na prática das boas obras.

T: Amém!

D: Orientai nossos passos no caminho missionário e acolhei a generosidade da missão.

T: Amém!

D: Abençoe-nos o Deus todo poderoso.

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Compartilhe:

Download

VOCÊ É MISSÃO

Semana de 19/10 a 25/10
Outubro 2020

Saudação

D: Obrigados a ficar em casa, neste tempo de pandemia, sentimos mais fortemente a necessidade de nos relacionar com as pessoas e de nos respeitar uns aos outros. Também sentimos a necessidade de nos relacionarmos com Deus. E este é mais um momento propício para isso. Coloquemo-nos diante de Deus:

T: Em nome do Pai...

D: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco (2 Coríntios 13,13).

T: Amém, Senhor!

L1: Todo ser humano é uma missão. Essa é a razão pela qual se vive na terra.

T: Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. Ajuda-me, Senhor, a ser fiel à minha missão.

L2: Estar no mundo aberto ao desejo de crescer, de saber, de servir, é abrir horizontes e permitir-se contribuir para deixar o mundo melhor.

T: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, / fonte transbordante da missão, / ajuda-nos a compreender que a vida é missão, / dom e compromisso. / Maria, nossa intercessora / ajude-nos a sermos testemunhas proféticas do Evangelho. / Eis-me aqui, Senhor, envia-me. Amém!

Escuta da Palavra

D: Jesus contou uma parábola para ensinar que sua missão é portadora do Reino, ou seja, uma vez iniciada, a missão de Jesus cresce e produz seus frutos. Vamos ouvir:

L1: (Ler Marcos 4,26-29).

Para refletir:
- A parábola fala de Jesus. Jesus é como a semente lançada à terra e que germina, cresce e produz frutos. Jesus é missão. Jesus é verdade e vida, é amor, é perdão, é salvação. Assim, deve ser cada um(a) de nós. Você é missão. Sua vida é um dom de Deus. Você é portador(a) de muitos dons que poderão crescer e germinar. Muitas pessoas poderão ser beneficiadas pela sua vida, pelo seu amor. O que isso quer dizer?

Em Oração

D: Cada um(a) é uma missão e por isso está no mundo. E este é o seu tempo de estar no mundo da melhor forma possível. Deus acompanha a todos. Quem você é e o bem que você faz é também alegria de Deus. A Deus, façamos nossas preces:

L1: Abençoa, Senhor, as crianças. Guia seus passos no caminho do bem, para que seus sonhos não se percam em meio às maldades do mundo.

T: Abençoa, Senhor, as crianças e guia os seus passos.

L2: Abençoa, Senhor, os jovens. Orienta sua inteligência e vontade para que saibam discernir entre a luz e as trevas, o bem e o mal e edifiquem sua vida sobre a verdade e a fé.

T: Abençoa, Senhor, a juventude e orienta suas decisões.

L1: Abençoa, Senhor, os esposos e pais. Ampara-os na missão de edificar a família sobre o amor e iluminar o caminho dos filhos com o luzeiro da fé.

T: Abençoa, Senhor, os expostos e pais e ampara-os na missão.

L2: Abençoa, Senhor, as pessoas idosas. Alegra seus corações cansados e abatidos e recompensa-os por todo o bem que fizeram.

T: Abençoa, Senhor, as pessoas idosas e alegra os seus corações.

L1: Abençoa, Senhor, os doentes. Conforta-os com teu poder. Renova-lhes o ânimo e a esperança, para que possam superar com serenidade todo sofrimento.

T: Abençoa, Senhor, os doentes e conforta-os em seus sofrimentos.

L2: Abençoa, Senhor, os que fazem de sua vida uma missão. Anima-os para que seus dias sejam sementes de um novo tempo e de um mundo mais humano e mais divino.

T: Abençoa, Senhor, os que fazem de sua vida uma missão.

D: Continuando nossa “peregrinação do amor” com Maria, em nossa intenção missionária, vamos rezar, hoje, pela Europa.

L1: Do continente europeu vieram muitos dos nossos antepassados. Também foi da Europa que, durante muito tempo, partiu boa parte dos missionários(as) para todos os continentes do mundo.

L2: A sede da Igreja Católica também fica nesse continente, em Roma. Rezemos uma dezena do Terço Missionário pelo Papa, o grande missionário do mundo, e pela Igreja da Europa para que reavive sua fé e seu ardor missionário.

L1: Pai Nosso...

T: O pão nosso...

L2: Ave Maria... (10x)

T: Santa Maria (10x)

L1: Glória ao Pai...

T: Assim como era...

Canto:
Vou evangelizar, evangelizar sempre o meu irmão. / Quero ser água viva, ser luz do mundo na escuridão. / 1. Quero ser como a chuva que cai molhando a terra. / Quero ser como o sol que brilha no mundo e aquece a terra.

Bênção

D: Deus todo poderoso, abençoai-nos e infundi em nós a sabedoria da salvação.

T: Amém!

D: Alimentai-nos sempre com os ensinamentos da fé e tornai-nos inteligentes na prática das boas obras.

T: Amém!

D: Orientai nossos passos no caminho missionário e acolhei a generosidade da missão.

T: Amém!

D: Abençoe-nos o Deus todo poderoso.

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Compartilhe:

Download

SOMOS MISSÃO

Semana de 26/10 a 1/11
Outubro 2020

Saudação

D: Saber que somos uma missão na Terra, é sempre animador. Dá um sentido para a nossa vida. Faz-nos acordar com entusiasmo todos os dias. Na verdade, Deus nos criou por amor e para o amor. Formamos comunidade. Convivemos. Coloquemo-nos diante de Deus:

T: Em nome do Pai...

D: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco (2 Coríntios 13,13).

T: Amém, Senhor!

D: Missão é a grande finalidade da vida. Ter consciência disto é dar sentido à vida. É encontrar resposta à sua busca do infinito, de Deus. É abrir-se à Deus e abrir-se às outras pessoas. É comprometer-se em fazer o bem.

T: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, / fonte transbordante da missão, / ajuda-nos a compreender que a vida é missão, / dom e compromisso. / Maria, nossa intercessora / ajude-nos a sermos testemunhas proféticas do Evangelho. / Eis-me aqui, Senhor, envia-me. Amém!

Escuta da Palavra

D: A vida cristã deve ser inteiramente penetrada de sincero amor fraterno e comprometida em praticar sempre o bem. Só assim é possível conviver em harmonia. Só assim é possível cumprir bem a missão. Vamos ouvir o que a Bíblia nos diz:

L1: (Ler Romanos 12,9-17).

Para refletir:
- Paulo mostra aos Romanos como deve ser o agir cristão, a partir da fé em Jesus Cristo. Em síntese, é não fazer nada que torne mais pesada a vida do outro. Paulo enumera algumas das atitudes a serem postas em prática: transparência e ética no agir, hospitalidade ou “amor familiar” com todos, zelo em tudo o que se faz, fé firme, solidariedade nas necessidades dos outros, compaixão, humildade, perdão... Assim deve ser a nossa vida. O tempo presente em que vivemos precisa que sejamos assim. A família precisa que sejamos assim. Precisamos cumprir nossa vocação, sendo assim. Vamos conversar mais sobre isso. O que temos a dizer?

Em Oração

L1: Neste mês missionário e mariano, com nossa intenção missionária, estamos passando pelos continentes como “peregrinos do amor” com Maria. Hoje, vamos rezar duas dezenas do Terço Missionário. Vamos rezar pela Oceania e pela Ásia.

L2: A Oceania é um continente formado por milhares de ilhas num mar imensamente azul. A Austrália ocupa 94% do território. Os outros 14 países são formados por milhares de ilhas e totalizam 6% do território.

D: Rezemos pelos povos da Oceania e por seus missionários.

L1: Pai Nosso...

T: O pão nosso...

L2: Ave Maria... (10x)

T: Santa Maria (10x)

L1: Glória ao Pai...

T: Assim como era...

Canto:
Ide por todo o universo meu Reino anunciar, / dizei a todos os povos que eu vim pra salvar! / Quero que todos conheçam a luz da verdade; / possam trilhar os caminhos da felicidade. / Refrão: Ide anunciar minha paz, / Ide sem olhar para trás! / Estarei convosco e serei vossa luz na missão! (bis)

L2: Ásia é o continente berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Embora concentre mais de 60% da população mundial, poucos já ouviram falar de Jesus Cristo e há muito trabalho missionário a ser feito.

D: Rezemos a última dezena de nosso Terço Missionário pelos povos deste continente e por seus missionários.

L1: Pai Nosso...

T: O pão nosso...

L2: Ave Maria... (10x)

T: Santa Maria (10x)

L1: Glória ao Pai...

T: Assim como era...

Canto:
Vós sois os meus mensageiros e meus missionários; / ide salvar o meu povo de tantos calvários. / Minha verdade liberta e a vida promove. / Meu Evangelho ilumina e as trevas remove. / Refrão: Ide anunciar minha paz. / Ide sem olhar para trás! / Estarei convosco e serei vossa luz na missão! (bis)

Fé e Política

D: Dia 15 de novembro, será o dia das eleições municipais. Vamos participar das eleições, mas como um exercício da nossa missão cristã.

L1: Antes de decidir nosso voto, vamos nos colocar esta questão: Há muitas pessoas candidatas. Será que todos querem se eleger porque entendem política como espaço para fazer o bem aos outros ou porque querem apenas o seu bem, o seu enriquecimento?

L2: Ao exercer nosso direito e dever de votar, tenhamos bem presente isso: A boa política é uma maneira de praticar o bem. Boa política é aquela que resulta em mais cuidado com a vida de todos, com a casa comum, com a educação, com a saúde, com a segurança... com o bem comum. Entendendo a política deste modo, quem merece o meu voto?

Bênção

D: Deus todo poderoso, abençoai-nos e infundi em nós a sabedoria da salvação.

T: Amém!

D: Alimentai-nos sempre com os ensinamentos da fé e tornai-nos inteligentes na prática das boas obras.

T: Amém!

D: Orientai nossos passos no caminho missionário e acolhei a generosidade da missão.

T: Amém!

D: Abençoe-nos o Deus todo poderoso.

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Compartilhe:

Download

A VIDA COM ESPERANÇA

Semana de 2/11 a 8/11
Novembro 2020

Saudação

D: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” (cf João 14,6). Com esta certeza iniciamos o mês de novembro rezando pelos falecidos e nos colocando em atitude de esperança em Jesus que venceu a morte. É um tempo que nos convida ao cultivo de nossa espiritualidade. Numa atitude solidária, diante de tantas famílias que choraram e choram a partida de seus entes queridos, queremos rezar.

T: Em nome do Pai...

D: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo, estejam com todos vocês” (2 Coríntios 13,13).

T: Amém!

D: A vida com esperança deverá ser nosso caminhar. Ao celebrarmos, no início desta semana, o dia de finados, trazemos à memória nossos entes queridos. Sentimos a separação, a partida, mas ao mesmo tempo, temos a certeza da eternidade e da acolhida por Deus. No Salmo 27 (26), versículos 1 e 13-14, se confirma esta certeza.

L1: “O Senhor é minha luz e salvação de quem terei medo? O Senhor é a proteção de minha vida, perante quem eu temerei?

T: Espero ver a bondade do Senhor na terra dos vivos.

L1: Espere no Senhor, seja firme. Fortaleça seu coração, e confie no Senhor”.

T: Espero ver a bondade do Senhor na terra dos vivos.

Escuta da Palavra

D: Jesus, com sua morte, nos reconciliou com Deus. E, com sua ressurreição nos dá o sentido para o nosso viver. Por isso, São Paulo, nos fala da esperança que não decepciona.

L1: (Lê Romanos 5,5-11).

Para refletir:
- “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações...” (Rm 5,5). Hoje, como vivemos esta esperança, diante das muitas realidades de insegurança, medo, isolamento, solidão? (espaço para conversas)

Canto:
Refrão: Deixa a luz do céu entrar. / Deixa a luz do céu entrar. / Abre bem as portas do teu coração. / E deixa a luz do céu entrar.

Em Oração

D: Senhor, diante de uma situação que exigiu mudanças no cotidiano de nossas vidas, invocamos vossa proteção. Fazei com que não percamos a esperança e dai-nos coragem e prudência. Isto pedimos, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

T: Amém.

D: Com Maria, mulher e mãe que, através de seu sim, vivenciou a alegria do ressurgir da vida, manteve a firme esperança diante da dor e do sofrimento de seu Filho Jesus, refletindo a dimensão da esperança, rezemos:

T: Ave Maria...

L1: Jesus nos chama e nos conforta: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso de seu fardo e eu lhes darei descanso” (Mateus 11,28).

T: Ave Maria...

L2: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pedro 1,3).

T: Ave Maria...

L3: Como o salmista, rezemos: “De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança” (Salmo 5,3).

T: Ave Maria...

L1: Reza o salmista: “E agora, Senhor, o que posso esperar? Em Ti se encontra a minha esperança” (Salmos 39,8).

T: Ave Maria...

L2: São Paulo nos dirige esta palavra: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” (Romanos 12,12).

T: Ave Maria...

L3: “De fato, se nós trabalhamos e lutamos é porque depositamos a nossa esperança no Deus vivo, salvador de todos os homens, principalmente dos que têm fé” (1 Timóteo 4,10).

T: Ave Maria...

L1: “Sem vacilar, mantenhamos a profissão da nossa esperança, pois aquele que fez a promessa é fiel” (Hebreus 10,23).

T: Ave Maria...

L2: A esperança é o que nos anima no caminho. “Mas, os que esperam no Senhor, renovam suas forças, criam asas, como águias, correm e não se fadigam, podem andar que não se cansam” (Isaías 40, 31).

T: Ave Maria...

L3: Papa Francisco nos fala: A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (A Alegria do Evangelho, 1).

T: Ave Maria...

D: Senhor, libertai-nos do medo, da tristeza e fazei crescer em nossos corações a esperança que vossa Palavra nos traz. Fazei com que abramos nosso coração para escutar nossos irmãos e sermos solidários diante de vossa dor. Isto pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor e com a intercessão de Nossa Senhora da Piedade.

T: Amém.

Canto:
Maria teu povo te ama / e quer contigo, caminhar. / Hoje nasceu a esperança, / junto de nós Ele está. / Refrão: Ajuda teu povo, Maria, / ensina teu povo a rezar. / Ajuda-nos na caminhada. / Ensina teu povo a amar.

Bênção

D: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de ti. O Senhor mostre seu rosto e te conceda a paz” (Números 6,24).

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Compartilhe:

Download

A VIDA COM COMPROMISSO

Semana de 9/11 a 15/11
Novembro 2020

Saudação

D: “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32). Com este tema, o Papa Francisco nos convida a refletir, no decorrer desta semana, o IV Dia Mundial dos Pobres, 15 de novembro de 2020. Se a pobreza já estava presente entre nós, a pandemia nos traz uma dolorosa realidade do aumento do número de necessitados, resultante de exclusões, da falta de acesso aos direitos humanos fundamentais e da perda de empregos. A nossa vida é prioridade, dom de Deus. Rezemos:

T: Em nome do Pai...

D: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo, estejam com todos vocês” (2 Coríntios 13,13).

T: Amém.

D: A pobreza assume sempre rostos diferentes, que exigem atenção a cada condição particular, em sina o Papa.

L1: “Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizerem isso a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram” (Mateus 25, 40).

T: Senhor, fazei com que não sejamos insensíveis diante das realidades de sofrimento de tantas pessoas. Que tenhamos um olhar de compaixão e uma atitude de solidariedade junto aos nossos irmãos necessitados, vivenciando o amor e a caridade. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Escuta da Palavra

D: No Livro do Eclesiástico, encontramos um apelo à solidariedade e à gratuidade. Vamos ouvir:

L2: (Lê Eclesiástico 7,36-40).

D: Este texto nos traz palavras de ação: estenda a mão, não negue, não evite, não demore, visite... Que gestos de solidariedade, palavras de conforto e de esperança estão acontecendo neste tempo? (tempo para conversar).

Canto:
Refrão: Quero ver no meu irmão, a imagem dele./ Meu irmão que até nem tem o necessário pra ter paz. /Quero ser pro meu irmão, a resposta dele, / eu que vivo mais feliz, e às vezes tenho até demais.

Em Oração

D: A mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres, nos convida a refletir, rezar e agir.

L2: “São inseparáveis a oração a Deus e a solidariedade com os pobres e os enfermos. Para celebrar um culto agradável ao Senhor, é preciso reconhecer que toda a pessoa, mesmo a mais indigente e desprezada, traz gravada em si mesma a imagem de Deus”.

T: Senhor, transforma nossas vidas para que possamos estar a serviço dos irmãos.

L1: “O tempo que se deve dedicar à oração não pode tornar-se jamais um álibi para descuidar do próximo em dificuldade. É verdade o contrário: a bênção do Senhor desce sobre nós e a oração alcança o seu objetivo, quando são acompanhadas pelo serviço dos pobres”.

T: Senhor, transforma nossas vidas para que possamos estar a serviço dos irmãos.

D: Papa Francisco nos faz pensar no nosso modo de vida: “A opção de prestar atenção aos pobres, às suas muitas e variadas carências, não pode ser condicionada pelo tempo disponível ou por interesses privados, nem por projetos pastorais ou sociais desencarnados. Não se pode sufocar a força da graça de Deus pela tendência individualista de se colocar sempre a si mesmo no primeiro lugar”.

T: “Estender a mão leva a descobrir, antes de tudo a quem o faz, que dentro de nós existe a capacidade de realizar gestos que dão sentido à vida”.

D: Unidos ao Papa Francisco e, ao mesmo tempo, inseridos nesta nova realidade, rezemos por todas as pessoas que estão em dificuldades, desanimadas, enfrentando a doença, para que o Senhor da vida dê forças e coragem.

T: Pai Nosso ... Ave Maria ... Glória ao Pai...

Canto:
Refrão: No raiar de um novo tempo, vida nova então de faz. / A esperança do teu povo, é justiça, amor e paz.

Bênção

D: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de ti. O Senhor mostre seu rosto e te conceda a paz” (Números 6,24).

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Compartilhe:

Download

A VIDA COM LOUVOR E GRATIDÃO

Semana de 16/11 a 22/11
Novembro 2020

Saudação

D: No decorrer de 2020, em meio às adversidades, mas confiantes no Senhor, procuramos viver o Ano Litúrgico, que se encerra neste Domingo, na Festa de Cristo Rei. Numa atitude de louvor e gratidão a Jesus, nosso Rei e Senhor, que assumiu nossa humanidade e é luz para nosso caminhar, rezemos.

T: Em nome do Pai...

D: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo, estejam com todos vocês” (2 Coríntios 13,13).

T: Amém.

D: A solenidade de Cristo Rei é uma celebração muito recente da Igreja. Foi o Papa Pio XI que a criou, em 1925. Na época, a Igreja via como necessário reafirmar a soberania real de Jesus e de seus ensinamentos, em um mundo que ia se afastando cada vez mais do Senhor.

T: Seguir a Jesus, Rei do Universo, implica numa atitude de permanente conversão.

D: A preocupação do Papa Pio XI continua atual: a realidade de cristãos afastados e a falta do seguimento de Jesus exigem que assumamos, cada vez mais, nossa missão de discípulos missionários.

Canto:
Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça. / E tudo o mais vos será acrescentado. / Aleluia. Aleluia.

Escuta da Palavra

D: Jesus anunciou o Reino de Deus, caminhou no meio do povo, realizou diversos sinais, era presença significativa junto às pessoas. No entanto, não entenderam que seu Reino não é deste mundo. Ouçamos:

L2: (Ler João 18,33-37).

D: Jesus, nosso Cristo Rei, com uma condenação sem julgamento. Rejeitado pela maioria do povo. Mas, continua a fazer seu anúncio. O que este texto bíblico fala para nossas vidas? (tempo para partilhar).

Em Oração

D: A vida com louvor e gratidão. Louvor a Jesus, nosso Rei e Senhor. Gratidão por nossa salvação e por Ele continuar presente no meio de nós.

T: (canto) Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor, o Senhor. /Jesus Cristo é o Senhor, glória a ti, Senhor.

L2: “Ao Deus único, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, seja dada a glória e a majestade, a força e o poder, antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém” (Judas 1,25).

T: (canto) Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor, o Senhor. / Jesus Cristo é o Senhor, glória a ti, Senhor.

L3: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (João 14,6).

T: (canto) Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor, o Senhor. / Jesus Cristo é o Senhor, glória a ti, Senhor.

D: Senhor Jesus, transforma nosso viver, para que sejamos testemunhas de teu Reino de escuta e acolhida, de amor e bondade, de compaixão e solidariedade, isso nós te pedimos.

T: Jesus, nosso Rei e Senhor, atende nossa prece.

L1: Senhor Jesus, ajuda nossas famílias para que sejam espaços de aconchego e perdão, de paz e de partilhas, de fé e de esperança, isso nós pedimos.

T: Jesus, nosso Rei e Senhor, atende nossa prece.

L2: Papa Francisco nos fala: “Nestes meses, em que o mundo inteiro foi dominado por um vírus que trouxe dor e morte, desconforto e perplexidade, pudemos ver tantas mãos estendidas”. Senhor Jesus, desperta cada vez mais pessoas a estenderem a mão aos que estão doentes e aos que sofrem as consequências desta pandemia, isso nós te pedimos.

T: Jesus, nosso Rei e Senhor, atende nossa prece.

D: Senhor, nosso Deus, nos fizeste à tua imagem e semelhança e nos redimiste por Jesus Cristo, teu Filho. Olha para a humanidade com compaixão. Liberta-nos de todo mal e concede-nos tuas graças. Amém.

T: Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

Bênção

D: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de ti. O Senhor mostre seu rosto e te conceda a paz” (Números 6,24).

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Compartilhe:

Download

A VIDA COM FÉ

Semana de 23/11 a 29/11
Novembro 2020

Saudação

D: As reflexões que a Igreja nos propõe para esta semana nos falam da fé em Jesus e da atitude vigilante de nosso caminhar. Culmina com o Início do Ano Litúrgico, no primeiro Domingo do Advento. Um novo tempo. Um novo chamado para vivenciarmos nossa fé. Rezemos:

T: Em nome do Pai...

D: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo, estejam com todos vocês” (2 Coríntios 13,13).

T: Amém.

L1: Jesus nos fala: “Eu garanto a vocês: quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna...” (Jo 5,24).

D: Que Deus envolva cada um com amor, e faça fluir a fé e a bondade. Que Deus faça arder em cada um a coragem de anunciar Jesus e nos transforme em agentes de sua justiça e paz. Por Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor.

T: Amém.

Canto:
Refrão: /: Tomado pela mão, com Jesus eu vou; / sigo-o como ovelha que encontrou o Pastor. / Tomado pela mão com Jesus eu vou aonde ele for :/

Escuta da Palavra

D: São Paulo nos convida a caminhar confiantes no seguimento e na comunhão com Jesus. Acolhamos esta Palavra:

L2: (Lê 1 Coríntios 1,3-9).

D: A partir deste texto bíblico, percebemos a alegria que o apóstolo São Paulo sente pela comunidade que assume a fé em Jesus e nela é perseverante. E nós, que motivações nos levam a seguir Jesus? (tempo para conversar)

Em Oração

D: “Vocês nunca viram Jesus e, apesar disso, o amam; não o veem, mas acreditam. E por isso sentem alegria extraordinária e gloriosa, porque alcançam a meta da fé, que é a salvação de vocês’ (1 Pedro, 8,9).

T: (canto) /: Eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor :/

L1: “Ao Deus único, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, seja dada a glória e a majestade, a força e o poder, antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém” (Judas 1,25).

T: (canto) /: Eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor :/

L2: “Assim, justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5,1).

T: (canto) /: Eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor :/

D: Fomos agraciados por Deus pelo dom da vida. Que nossa fé se manifeste na ação e na gratidão.

L1: Louvado seja Deus, que fez para nós este mundo, casa para acolher toda a humanidade.

T: Graças te damos, ó Deus, pela fé que nos faz perceber teu imenso amor.

L2: Louvado seja Jesus, Filho de Deus, que assumiu nossa humanidade e veio morar entre nós.

T: Graças te damos, Cristo Jesus, Deus conosco e nosso irmão redentor.

L3: Louvado seja o Espírito Santo que habita em nós e nos torna mensageiros da esperança e da alegria.

T: Graças te damos, Divino Espírito, presente em todo o bem que a humanidade é capaz de realizar.

D: Fé é acreditar agindo; é crer refletindo; é vida que se renova, fortalecida na oração e no compromisso com Deus e com os irmãos. Que a oração que Jesus nos ensinou ajude a nossa vivência fraterna.

T: Pai Nosso...

Bênção

D: Que o Senhor no abençoe. Que o Senhor nos mantenha com vida. Que na vida nos mantenha com fé. Que na fé nos mantenha com Cristo. Que em Cristo alcancemos a salvação. Que no caminho da salvação nossa vida seja um testemunho. Que nosso testemunho seja uma bênção.

T: Amém.

D: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de ti. O Senhor mostre seu rosto e te conceda a paz” (Números 6,24).

T: Em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Compartilhe:

Fale conosco

Rua Senador Richard, 90 | Centro

88.701-220 | Tubarão | SC

portaldiocesetb@gmail.com

(48) 3622-1504

Logotipo
© Copyright 2020. Todos os diretos reservados. Vetamos a reprodução de qualquer conteúdo do site sem autorização prévia.